Campestre investe em Energia Fotovoltaica fará economia de R$ 80 mil por ano

Obra faz parte do pacote de melhorias e investimento estará totalmente pago em menos de quatro anos

O Clube Campestre de Nogueira iniciou na semana passada a instalação de painéis de captação de energia solar fotovoltaica em sua sede, melhoria que, além de colaborar com o meio ambiente, diminuirá a despesa mensal do clube em aproximadamente R$ 6.500 mensais. A decisão fez parte do pacote de investimentos que o clube vem fazendo em melhorias.

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Baseia-se no denominado efeito fotoelétrico, através do qual determinados materiais são capazes de absorver fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons, gerando corrente elétrica. Entre as principais vantagens, é uma energia não poluente e renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica com necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar e de manutenção barata.

Para a implantação do projeto de geração de energia fotovoltaica, foi elaborado um edital de licitação especificando os detalhes técnicos dos equipamentos e dos serviços a serem executados. Quatro empresas apresentaram suas propostas técnicas e comerciais, sendo que o Conselho Diretor selecionou aquela que apresentou o menor custo na relação valor total x potência gerada, com a qualidade técnica exigida pelo projeto.

“Segundo as projeções, o projeto estará totalmente pago em três anos e sete meses, levando-se em conta a capacidade de geração de aproximadamente 5.000 kW/mês, que deverá produzir uma economia de R$ 6.500 mensais no valor final da conta de luz do clube”, explica o presidente Bruno Melo. Ainda de acordo com o presidente, com o investimento em painéis solares, o Campestre reforça na gestão do clube o planejamento de longo prazo, o investimento em uma fonte de energia sustentável e ecologicamente correta e a redução de custos.

A diretoria do Campestre planeja ainda outras ações a curto e médio prazo, que incluem reforma do vestiário feminino; reforma das instalações dos funcionários; criação da sala de recreação infantil; construção do banheiro familiar; reformulação da área de beach tennis e da quadra polivalente; reforma da área social do bar; construção de um lounge do futebol de campo, dentre outras. Para este fim, o Conselho Diretor aprovou a contratação de uma empresa de arquitetura que produzirá os projetos preliminares para aprovação do Conselho Deliberativo.

ResponderEncaminhar